sábado, 9 de junho de 2012

A TELEVISÃO E A FAMÍLIA CRISTÃ


"Não porei coisa má diante dos meus olhos..."

Salmos 101:3a


Muito se tem discutido, sobre os efeitos danosos que os programas de tv proporcionam aos cristãos. Debates infindáveis, de Pastores e Teólogos, vem ocorrendo ao longo dos anos, tentando de alguma forma previnir suas ovelhas, dos malefícios causados por este meio de comunicação.

     No entanto devemos ser cautelosos quanto ao tema, pois a televisão tomou um lugar muito importante na vida do ser humano, a ponto de ser substituída até mesmo, por valores antes tão estimados, como a reunião familiar, ou mesmo, tratando-se mais especificadamente de nós cristãos, por valores bíblicos.

     Não sou radical, ao ponto de coadunar com tantos Homens de Deus que proibem suas ovelhas de partilharem deste meio de comunicação, que pode ser usado, com toda certeza, par fins didáticos, profissionais ou mesmo culturais. No mesmo prisma, também não sou tão liberal a ponto de achar que os programas televisivos de hoje, em nada contribuem para o afastamento e até mesmo esfriamento da fé de muitos cristãos.

     Na primeira carta enviado aos Coríntios, no capítulo 6 em seu versículo de número 12, Paulo nos diz:  "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". Reafirma este ensinamento na mesma carta, no capítulo 10, versículo 23: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam".

     Observem que o Apóstolo Paulo em nenhum momento faz menção a proibições de qualquer natureza, mas alerta-nos nos dois versículos citados, que não devemos deixar nos dominar pelas coisas deste mundo e ainda, que muitas destas coisas, não edificariam nossa vida espiritual.

     Poderíamos ficar, neste mesmo tema, por hora a fio e mesmo assim, não esgotaríamos a riqueza de informações tão importantes que existem sobre ele. Ressalto apenas que nós, como verdadeiros cristão, devemos penerar aquilo que entra em nossos olhos. Devemos fazer sim, uma seleção do que vemos, para que nossa mente esteja repleta de infomações que venha contribuir para nosso crescimento, seja intelectual ou mesmo espiritual.

     Termino este pequeno texto deixando um desafio e mesmo uma indagação a todos os meus irmãos e irmãs em Cristo Jesus...

     Quando forem assistir algum programa em sua televisão, seja um programa local, de tv a cabo ou até mesmo um Dvd, pare por um segundo e faça uma pergunta a si  mesmo: "Se este programa estivesse disponível nos tempos Apostólicos, Jesus Cristo ou algum de seus Apóstolos assistiriam-no?
     

    
CONVERSANDO COM DEUS: Deus de minha vida. Senhor da minha salvação. Que eu possa ter o discernimentopara entender seus desígnios em minha vida e que o Senhor possa abrir meus olhos espirituais, a ponto de conhecer as artimanhas do inimigo de minha alma e saber me defender de todas elas. Amém


 Por José Augusto Pereira Rabello

Um comentário:

  1. Textos-Edenir Pedagogia11 de junho de 2012 17:53

    "É tão dificil termos o poder de decisão que quando o temos não sabemos como usar".
    Se reparmos para pensar, desde a hora que levantamos até a hora de dormirmos temos alguns poderes:
    1 Orar.
    2 Ler a Bíblia.
    3 Louvar a Deus com um Hino.
    4 Orar por um Irmão.
    5 Fazer Visitas aos necessitados.
    6 Assistir Televisão.
    Já reparou que de todos esses poderes por vezes o único que não resistimos é o poder de ligar assistir e desligar a televisão???
    Qual será o motivo porque essa resistência ou não resistência acontece???
    Será que estamos encaixados nas declarações do Apóstulo Paulo quando diz que : O Bem que quero esse não faço, mas o mal que não quero esse Realizo???
    É verdade... em muita ocasiões nos encontramos sem forças para lutarmos por nós mesmos. Muitas vezes lutamos pelos outros e até resolvemos os problemas dos outros e os nossos mesmos ficam pelo caminho.
    Peçamos forças ao nosso Deus, para que Ele com seu Poder e Unção nos capacite à cada dia para que Cumpramos a Missão para qual fomos "Chamados".
    ResponderExcluir

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!