segunda-feira, 25 de junho de 2012

DEVEMOS GUARDAR O SÁBADO?

E então lhes disse: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Marcos 2:27

D

eus descansou no sétimo dia. Esta é uma frase muito utilizada, para a defesa da obrigatoriedade da guarda do sábado.

     Em Gênesis 2:2 está escrito: "No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou." Deus estava nos ensinando, através deste versículo inicial de Sua Palavra, que estava satisfeito por tudo que havia feito, com Sua Obra, e com isso transmitindo a mensagem de que a humanidade deveria ter um dia de descanso semanal.

     É claro que Deus não se cansa. Mas em sua eterna sabedoria, entendeu que deveria deixar escrito esta passagem, para que o homem tivesse o entendimento de que pelo menos um dia da semana, deveria ser separado para o seu descanso e consequentemente, a liberdade de desfrutar a companhia de Deus, dos amigos e das pessoas amadas.

     Sábado deriva do grego sabbaton e do hebraico shâbath, tendo sua raiz o significado de "Cessação de Atividade". É interessante aqui observarmos que Deus não parou totalmente suas atividades, ele cessou a Sua Obra, mas deu continuidade em Seu trabalho de sustentação e manutenção da vida.

     Na realidade, o que temos hoje, são pessoas e denominações em uma grande disputa bíblica e teológica, em defesa de suas concepções. 

     De um lado, os que defendem a sacralidade do sábado, conhecidos como pró sabáticos, tendo como principal razão o descanso do Senhor neste dia e o quarto Mandamento; de outro, os que defendem o domingo como o dia do Senhor, tendo como principal razão a ressurreição de Jesus Cristo neste dia.

     Colocarei abaixo, os principais versículos de defesa de cada um dos lados e posteriormente, minha conclusão sobre o assunto.


DEFENSORES DO SÁBADO

Gênesis 2:2-3 "No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação."

Êxodo 20:8-11  "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou."

Êxodo 31:16-17   "Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus descendentes, como uma aliança perpétua. Isso será um sinal perpétuo entre mim e os israelitas, pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, e no sétimo dia ele não trabalhou e descansou."

Lucas 4:16  "Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler."

Atos 16:13   "No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se reunido ali."

Atos 17:02   "Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras."


DEFENSORES DO DOMINGO

Atos 20:7   "No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite."

1 Coríntios 16:1-2   "Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar."

Gálatas 4:4-5  "Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos."

Colossenses 2:16-17  "Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábadoEstas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo." 

Gálatas 3:23-25   "Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da Lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor."

Efésios 2:14-15  "Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz."



     Observamos acima, várias passagens bíblicas que tratam do assunto que estamos discutindo. Desta forma, você poderá através de um estudo mais minucioso das Escrituras, avaliar o que, na sua concepção, está correto ou não. No entanto, o cristão não pode ficar em cima do muro e principalmente, o teólogo tem que ter uma posição definida e clara de seus ideais. Sendo assim, colocarei abaixo minha conclusões acerca do assunto.

     A princípio, no meu entendimento, o dia de descanso foi estabelecido para o bem estar das pessoas, e não para discórdias. Em segundo lugar, o cumprimento do Shabat não deve ser levado como uma obrigação legalista. Na própria Escritura, em Lucas 14:15 encontramos uma passagem que Jesus diante dos fariseus e doutores da lei, dá-nos uma grande explicação sobre esta obrigação legalista, fazendo-nos ver que a Lei não se aplicava no caso por Ele descrito.

     Quando Deus descansou no sétimo dia, a intenção deste ensinamento era de transformar o Shabat em uma forma de satisfação e não em uma regra sufocante. O Objetivo principal do Shabat é promover a verdadeira liberdade em Deus e para com Deus.

     Interessante ainda observarmos que o quarto Mandamento, ou seja, o da obrigatoriedade de guarda do sábado, é o único dos 10 Mandamentos que não encontra-se no Novo Testamento. Vejamos:



1. "Não terá outros deuses diante de mim" (Ex 20:3)

"Convertei-vos ao Deus vivo" (Atos 14:15)



2. "Não fará para ti imagem de escultura" (Ex 20:4)

"filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (1 João 5:21)



3. "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex 20:7)

"Não jureis nem pelo Céu, nem pela terra" (Tiago 5:12)



4. "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar" (Ex 20:8)

NÃO EXISTE NENHUMA REFERÊNCIA NO NOVO TESTAMENTO RATIFICANDO ESTE VERSÍCULO



5. "Honra teu pai e tua mãe" (Ex 20:12)

"Filhos, obedecei vossos pais" (Efésios 6:1)



6. "Não matarás" (Ex 20:13)

"Não matarás" (Romanos 13:9)



7. "Não adulterarás" (Ex 20:14)

"Não adulterarás" (Romanos 13:9)



8. "Não furtarás" (Ex 20:15)

"Não adulterarás" (Romanos 13:9)


9. "Não dirás falso testemunho" (Ex 20:16)

"Não mintas uns aos outros" (Colossenses 3:9)


10. "Não cobiçarás" (Ex 20:17)

"Não cobiçarás" (Romanos 13:9)



     Em síntese, verificamos nos versículos acima citados, que todos os Mandamentos do Senhor, no Antigo Testamento foram devidamente ratificados no Novo Testamento, com exceção do quarto Mandamento referente à guarda do Sábado. Contudo, não venho aqui descredenciar a adoração ao Senhor no dia de Sábado ou em qualquer outro dia que seja. 

     Vejo que o Shabat na realidade é uma forma de nos advertir que devemos separar um dia em especial na semana para adorar a Deus, confraternizarmos com nossos irmãos em Cristo e estarmos em harmonia com nossos familiares e entes queridos. Na realidade, vejo que o Shabat pode muito bem ser uma segunda feira, quarta feira, ou qualquer outro dia da semana. Basta que tenhamos no coração o seu real sentido, ou seja, a plena adoração a Deus.

     Devemos adorar a Deus em Espírito e Verdade, com alegria nos nossos corações.

     Espero que este estudo possa contribuir para o crescimento espiritual de meus irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

     Deixo um fraternal abraço a todos.

José Augusto Pereira Rabello

3 comentários:

  1. " Maravilha de Deus".
    Abençoado seja sempre irmão Rabello o seu entendimento em Cristo Jesus nosso Senhor!!
    De Fato ...Obtermos o entendimento necessário respaldado na Palavra de Deus ( a Bíblia), sobre esse assunto, nos dá mais Segurança para estarmos na presença do nosso Deus.
    Adorar à Deus acima de todas as outras Coisas é o que nos torna verdadeiramente Filhos do nosso Deus Altíssimo!!
    Que toda Honra e toda Glória continui sendo dada ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!! Amém e Amém!!!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Irmã. Realmente, toda a Honra e Glória seja dada ao nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Qual objetivo de guardar o sábado:
    adorar a Deus, reconhecer a criação, não trabalhar para nós mesmo; mas neste dia devemos trabalhar gratuitamente para o próximo, fazer visita aos órfãos, viúvas e necessitados e estar próximo de nossa família. Jesus falou um novo mandamento vos dou:"que devemos amar uns aos outros" de uma forma quando amamos procuramos fazer o bem, e jesus falou que o dia de sábado foi criado para o homem, e não o homem por causa do sábado. então quando fazemos jejum procuramos nos purificar, vigiar etc... porque este ato de jejuar não se torna eterno até a volta do salvador, e porque o ato de guardar o sábado também não e eterno ate o salvador........ que venha os dias de jejum e sábados eternamente em nossa vida.....

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!