quinta-feira, 14 de junho de 2012

A SEMENTE E O SOLO

"Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz
 a cem, a sessenta e a trinta por um"

Mateus 13:23


A  Palavra de Deus, na parábola do semeador, vem nos ensinar uma grande lição de fé e confiança em Deus. Registrada no livro de Mateus, Marcos e Lucas, traz ao ouvinte uma perspectiva em 4 diferentes aspectos.
     Jesus, em primeiro lugar fala-nos que um homem saiu para semear. Durante sua jornada, algumas sementes cairam ao longo do caminho, vieram as aves e a comeram. Tiramos dessa pequena ilustração, um grande ensinamento do nosso Senhor, que vem nos alertar acerca daqueles que ouvem a Palavra Deus, mas não a guardam como deveriam. Vem o inimigo de nossas almas e rouba-a do coração do descuidado. A semente que caiu em um solo duro, árido, impermeável.... A semente que caiu em um coração endurecido pelo mundo, o qual não permitiu a sua entrada e crescimento.

     Num segundo momento, Jesus diz que este mesmo homem, ainda em sua jornada, deixou cair mais algumas sementes, sendo que desta vez em meio a rochas, que tinham pouca terra. Diz ainda que estas sementes cresceram sem ter raízes profundas, que veio o sol, queimou-as e secou-as. Tão sãbio é nosso Deus em nos ensinar que devemos criar raízes no seu evangelho. Que devemos desenvolver nossas raízes tão profundamente na Palavra de Deus, para que quando vierem os ventos e chuvas fortes, não sejam arrancadas e destruídas. As sementes que cairam no meio das pedras e cresceram superficialmente, são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, se alegram, mas não perseveram.

     Em terceiro lugar, nosso Deus fala-nos que ainda no caminhar desse homem, sementes são deixadas em meio a espinhos. Espinhos estes que cresceram e as sufocaram. Jesus mostra-nos que aqueles que ouvem a Palavra, mas são seduzidos pelas belezas deste mundo, serão sufocados como as sementes em meio a espinhos. Quando deixamos nossa fé crescer em meio a ervas daninhas, ela aos poucos será sufocada, diminuida e enfim exterminada.

     Em última análise, Jesus fala-nos enfim, da semente que caiu em boa terra... que deu seu fruto... que conseguiu sobreviver. Explica-nos que este foi aquele que ouviu, compreendeu e praticou sua Palavra. Que dedicou seu coração a ser um solo fértil para o crescimento da Palavra de Deus.

     Pare e reflita... Que solo você tem em seu coração??? 
     
      um solo árido, duro... 
      um solo superficial, com pouca terra .... 
      um solo cheio de males e coisas deste mundo....  
      um solo fértil e produtivo....  
     
    
CONVERSANDO COM DEUS: Que o meu coração seja terra fértil, para o aprofundamento e enraizamento da Palavra de Deus. Que os Mandamentos do Senhor possam fazer parte de minha vida e que assim, eu consiga produzir bons frutos na Obra de Deus. Amém

2 comentários:

  1. ' Que as palavras da minha Boca e a Meditação do Meu Coração, Sejam todas em Louvor á Ti Ó meu Senhor!!".

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua participação. Que Deus continue a lhe abençoar. Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!