sexta-feira, 29 de junho de 2012

O USO DO VINHO EM UM CONTEXTO BÍBLICO

"O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles"

Provérbios 20:1



O



vinho, há muitos e muitos séculos, é alvo de discussão no meio evangélico. Muitos defendem a ideia de que ele pode ser usado sem problemas, usando para isso versículos bíblicos, e que este uso não implicaria em ferir a Palavra de Deus. Outros porém, pautando-se também no estudo da Bíblia, demonstram que o seu uso é prejudicial e vai diretamente de encontro com os preceitos cristãos.

    
     Antes de mais nada, devemos conceituar o vinho em sua real definição e posteriormente, avaliar quais versículos da Bíblia que tratam do tema e em cima deles, discutirmos e analisarmos seus prós e contras. 


Vinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O vinho (do grego antigo οἶνος, transl. oínos, através do latim vīnum, que tanto podem significar "vinho" como "videira") é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo de uva. Na União Europeia o vinho é legalmente definido como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.

A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes. Apesar de existirem outros frutos como a maçã ou algumas bagas que também podem ser fermentados, os "vinhos" resultantes são geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras.

O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia, e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.


     É importante analisarmos que a palavra VINHO tem dois significados de acordo com a sua origem etimológica... A primeira que leva à raiz da palavra, significando "vinho" e a segunda e mais interessante para este estudo, que também pode significar "vinhedo".

     Nos tempos antigos, o vinho era primariamente formado diretamente dos vinhedos, ou seja, das uvas. Não havia o processo de fermentação existente na atualidade, a qual é feita através de equipamentos especializados para este fim. 

     Sendo assim, o vinho produzido na época de Jesus, era um vinho praticamente natural, feito do suco da uva, que depois de ocorrer a fermentação natural, ficava no máximo com 8% de teor alcoólico, pois ainda era diluído em água pelas leis da época. 

     Observem que o vinho tinha aproximadamente 8% de teor alcoólico. Note-se que se ingerir grande quantidade deste vinho, claro que o teor alcoólico no organismo não ficará em apenas 8%, pois crescerá de acordo com o volume ingerido. Quero dizer com isso, que mesmo natural, o vinho da época de Jesus, ingerido em grandes doses, poderia causar embriaguez.

     Agora vamos analisar alguns textos bíblicos acerca do assunto:



"O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles"
(Provérbios 20:1)


       Ao lermos este versículo de Provérbios, verificamos que claramente é fornecido uma importante informação a respeito do tema, quando especificamente fala que "bebida fermentada provoca brigas". Verifica-se aqui, já no Antigo Testamento, a diferenciação entre o vinho comum e àquele que      foi deixado fermentar.


"Ouve, filho meu, e sê sábio; Guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem"
(Provérbios 23:19-21) 


     Mais uma vez em Provérbios, chama-nos atenção mais uma caraterística acerca do tema, quando o autor nos mostra duas situações: os bebedores de vinho e o beberrão... ambos adjetivos usados na época para àqueles que se embebedavam.


"Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão cousas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber"
(Provérbios 23:29-35)


     Nesta parte do livro de Provérbios, identificamos duas informações pertinentes, que dão um bom exemplo dos dois diferentes tipos de vinhos encontrados na época. Quando o texto trata de "bebida misturada" significa que o autor quer falar sobre o vinho fermentado. Isso devido o fato de no contexto da época, quando alguém queria se referir ao vinho alcoólico, dizia-se que o mesmo estava misturado. Outra informação ainda neste trecho refere-se ao vinho de cor vermelha. Interessante aqui frisar que o vinho natural, como era diluído em água, tinha uma cor rosácea. No entanto, para que o vinho tivesse um teor alcoólico maior, não ocorria a mistura de água e o mesmo ficava com uma tonalidade vermelha escura.


"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus."
(1 Coríntios 6:9-10)




     Aqui encontramos um texto clássico da Bíblia, onde Paulo indica que os bêbados não herdariam o reino de Deus. Corrobora-se aqui a ideia de que aqueles que usam bebidas alcoólicas a nível de embriaguez, necessariamente estariam pecando e assim fora dos planos de salvação de Deus.



"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam"
(Gálatas 5:19-21)



"Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão"
(1 Pedro 4:3-4)



      Mais dois textos do Novo Testamento, nos mostrando a preocupação de nosso Deus com a questão abordada, quando da inclusão do termo "bebedices" nos versículos acima.


      Fechando esta parte de versículos bíblicos, deixarei um último, o qual é muito discuto e até mesmo usado para defender o uso do vinho:



"Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades"

(1 Timóteo 5:23) 



      Muitos cristãos usam o versículo que Paulo fala a Timóteo, para aprovar o uso da bebida alcoólica nos dias atuais. No entanto cabe aqui duas observações importantes... A primeira, é que se o uso do vinho alcoólico na época, fosse permitido, Timóteo não necessitaria da aprovação de Paulo para fazer uso do mesmo. E a segunda observação é que muitos estudiosos e teólogos afirmam ser este vinho dado a Timóteo, àquele diluído em água que já mencionamos acima, e que em proporções pequenas em nada traria malefícios.


      Um homem e uma mulher de Deus deve sempre analisar seus atos perante os outros que o cercam. 




"É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar"
(Romanos 14:21). 


     Mesmo que fosse lícito, a um cristão, beber moderadamente bebidas alcoólicas, de qualquer jeito o texto de Romanos 14:21 estaria indo de encontro à fé cristã. A bebida alcoólica leva tantos cristãos a cair, que aquele que tenta ajudar o seu irmão a não tropeçar certamente não lhe dará o exemplo, bebendo diante dele.

     

    A Palavra de Deus exige que sejamos sóbrios e entre as primeiras conseqüências da bebida são a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo, entre outras situações vexatórias. Essas conseqüências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, o falar arrastadamente etc. 


    O inimigo de nossas almas tentará sempre nos atingir e nos envergonhar e para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.

     Embora não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que ingerir qualquer quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre pecado, parece claro que o servo de Deus não será alguém que simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças de vinho. 



     O beber socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em muitos textos das Escrituras. 





4 comentários:

  1. " O Proceder do Cristão, deve estar pautado no seu falar que segundo Mateus 5:37, deve ser Sim,Sim.Não,Não."
    "Dá oportunidade ao inimigo de provar nossa resistência é tudo o que não devemos fazer".

    ResponderExcluir
  2. Olá José! estou passando por aqui e gostei muito do texto sobre o vinho. Muitas pessoas amantes desta bebida usam de textos isolados para justificarem suas paixões pelo belo colorido que se apresenta na taça, mas ele se torna danoso, e acima de tudo é pecado quando nós o deixamos dominar por ele. Parabéns pelo blog, e que Deus te abençoe!!!!!!!
    http://eneaslara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola, que postagem legal, parabens, ate mais... ja estou seguyindo seu blog.
    Siga o meu de volta http://chequemaster.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pessoal pela participação. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!