sábado, 4 de agosto de 2012

A LEI DO RETORNO


"Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará de volta sobre ele"

Provérbios 26:27

Existe uma lei no universo, a qual nem eu, nem você poderá escapar. A esta lei, os estudiosos no assunto deram o nome de "Lei de Causa e Efeito" ou ainda, "Lei do Retorno".

     Salomão, em sua eterna sabedoria, quando escreve em Provérbios o versículo acima mencionado, já tinha em sua mente e coração, o conhecimento de que tudo aquilo que o homem faz a seu próximo, retorna a ele em algum momento de sua vida.

     É muito claro, quando nos ensina que ao cavarmos uma cova, nela cairemos. E importante aqui observarmos que somente cavamos uma cova, para que alguém ali se coloque. Quando fala-se em cavar uma cova neste versículo, dá-se a entender que aquela pessoa que o faz está preparando uma armadilha para outra, ou mesmo, que está maquinando o mal para alguém.

     Logo em seguida, no versículo abordado, Salomão nos diz que aquele que cava, nela cairá. Indica assim que o que prepararmos de mal ao próximo, este mesmo mal sobrevirá a nós.

     Não satisfeito com a abordagem clara da primeira parte do versículo, Salomão ainda completa-o nos dizendo que aquele que rolar uma pedra, esta pedra rolará de volta para ele. 

   De compreensão muito parecida com a anterior abordada, verificamos novamente Salomão nos orientando sobre nosso proceder e no que as atitudes que tomamos em nossas vidas, podem contribuir para o nosso próprio cadafalso.

      Que nós possamos aprender a cada dia mais, os grandes ensinamentos que a Palavra de Deus tem a nos  proporcionar. 

     Que possamos guardar em nosso coração, que tudo aquilo que fizermos ao próximo, seja por meio de pensamentos, palavras ou ações, será redirecionado à nossa vida. Sendo assim, se queremos ter paz e amor em nossas vidas, que possamos plantar sentimentos de paz e amor. E assim acontece para tudo em nosso viver.

     Se analisarmos a figura que coloquei no início deste texto, onde aparece ondas em um lago, poderemos observar que ensinamento fantástico adquirimos com a leitura da Palavra de Deus. Pois através de seus ensinamentos, podemos trazer à realidade o que nos é ensinado e assim podermos realizar comparações com o nosso dia a dia.

     No caso da ilustração, quando nos aproximamos de um lago por exemplo, e jogamos uma pedra, por mais longe que esta pedra possa ser jogada, podemos observar que as ondas formadas pela ação, se propagam sincronizadamente.

     Desta ilustração podemos tirar dois ensinamentos finais... O primeiro é que por menos que seja nossa ação, ela causará repercussões que não podemos prever. Podendo estas repercussões serem boas ou ruins, dependendo da ação originada. O segundo é que por mais longe que estejamos do centro da ação, as consequências tomam um rumo que de uma forma ou outra, seja imediatamente ou tempos depois, chegarão até nós.

     Sendo assim, não atire pedras no lago da sua vida.... atire sim palavras de amor.... sentimentos de carinho.... gestos de gratidão... e principalmente, tenha o Espírito Santo de Deus como ocupante fixo e eterno de sua vida.

Pr. José Augusto Pereira Rabello

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!