sexta-feira, 8 de junho de 2012

A FAMÍLIA CRISTÃ


  (Texto retirado do Módulo de Ética Cristã do Curso de Teologia Alfa e Ômega)

Apesar dos conselhos expostos na Palavra de Deus, é público e notório que a família, indistintamente, passa por uma das piores crises, desde o seu estabelecimento por Deus no Éden. Ignorar esta realidade é dar as costas às evidências. Por todos os meios disponíveis, as forças venenosas do mal têm combatido esta sagrada instituição com o fim de prejudicar o plano divino para a humanidade.

Entre os elementos da sociedade, a família é o mais importante, porque nela o indivíduo recebe as primeiras instruções para o cumprimento da missão neste mundo. Assim sendo toda base ética para vida recebe-se na família.

A família é uma reunião de pessoas unidades pelo sangue formando uma pequena sociedade, base da sociedade universal. É a primeira ponte colocada por Deus entre o indivíduo e a sociedade. Qualquer conceituação sobre a família que não esteja alicerçada numa origem divina desloca o seu foco do aspecto mais importante, que é o espiritual (I Pe 3.1-7).  O homem é um ser social. Necessita viver junto de seu semelhante. Não foi o homem que descobriu por si só essa necessidade de agregação. Deus o fez assim. Entre os elementos da sociedade a família é o mais importante, porque nela, o indivíduo recebe as primeiras instruções para o cumprimento da missão neste mundo.

Mais do que criar o homem e a mulher (Gn 1.27), Deus os fez um para o outro, e isto, a partir da necessidade de achar companhia para o homem.  Aqui está a ação divina em prol da família. Todo casal que pretender constituir uma família vitoriosa, precisa seguir este modelo, ou seja, ter a participação de Deus.

Vivemos em uma sociedade masculinizada e machista, onde os homens têm maltratado, explorado e humilhado as mulheres. Isto nunca fez parte do projeto de Deus para a família. O próprio fato de Deus ter formado a mulher da costela do homem, se por um lado revela que a hierarquia divina prevê uma liderança masculina, por outro lado, demonstra que o objetivo primordial é de estarem unidos para o bem comum.
           
A família em que os membros são polidos e corteses, exerce vasta influência para o bem. Outras famílias notarão os resultados conseguidos para um lar assim, e seguirão o exemplo dado, guardando, por sua vez, o lar contra as influências satânicas (Mt 12.25). Uma família bem ordenada, bem disciplinada, fala mais em favor do cristianismo do que todos os sermões que se possam pregar.

Quando nossa própria casa for o que deve ser (Sl 128.3), não deixaremos que os nossos filhos cresçam na ociosidade e indiferença para com os outros. Como herança do Senhor, eles estarão habilitados para empreender a obra social. De tais lares resplandecerá em favor dos ignorantes, levando-os à fonte de todo conhecimento.  Precisamos de lares radiantes e de cristãos felizes (Sl 128.2). Achamo-nos demasiados fechados em nós mesmos. 

Por vezes, as palavras bondosas e animadoras, o sorriso, são retidos de nossos filhos (Cl 3.21). A presença do Espírito Santo na família gera condições de vencer obstáculos intransponíveis, e isso se constitui uma influência poderosa entre nossos vizinhos. A ética na família inicia-se com uma boa comunicação; que é o intercâmbio de pensamentos, idéias, sonhos, preocupações, planos, alvos e realizações, visando o entendimento (I Pe 3.7).



DEVERES DOS MARIDOS: os maridos devem amar a esposa, com o mesmo amor que Cristo amou a Igreja (Ef 5.25). Ele a amou voluntariamente, profundamente, sacrificialmente e com amor eterno. O marido não deve se irritar com ela (Cl 3.19), isto quer dizer que os maridos não devem ficar impacientes com suas esposas, nem provoca-las ou encolerizar-se contra elas. Situações como essas, são difíceis ao homem natural, mas para o transformado é possível (Cl 3.19).  Assim o esposo deve honrar a esposa (I Pe 3.7b); jamais o marido deve tomar decisões sem antes consulta-la (Gn 31.3-16); o marido deve assisti-la, material e espiritualmente (Ef 5.28,29); dar-lhe carinho (Pv 5.18; Gn 26.8) e viver com ela a vida toda (Mt 19.3-9).



DEVERES DAS ESPOSAS: biblicamente, a esposa deve ser submissa ao marido (Ef 5.22); com fidelidade, santidade, alegria e reverência. Deve ser também auxiliadora no sentido afetivo, profissional e espiritual. Assim, se manifestarão nela as qualidades da mulher virtuosa (Pv 31.10). Assim sendo, a esposa deve ser ajuizada (Pv 31.16,18); forte fisicamente (Pv 31.17); boa dona de casa (Pv 31.15,21,27); sábia (Pv 31.26; 14.1); caridosa (Pv 31.20); boa mãe (Pv 31.16); acima de tudo, temente a Deus (Pv 31.30).



DEVERES DOS PAIS: os pais devem ensinar aos filhos o caminho do Senhor (Pv 22.6). Em Deuteronômio 6.7 diz: “... ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se...”. Assentado em tua casa nos ensina o dever do culto doméstico. Para ensinar, os pais precisam ter autocontrole, paciência, perseverança e boa vontade.
         

   Concluímos que não se pode discutir a importância da família, pois isso já está assentado entre nós. Deve-se porém, avaliar até que ponto o valor que damos à família tem sido correspondido em dedicação, amor e zelo na preservação desta instituição.

O nosso empenho em prol da família começa na própria constatação do que se passa em nossa sociedade atual. Novas formas de relacionamento entre os sexos têm sido adotadas, destoando completamente daquilo que os cristãos entendem ser o modelos de família. Por isso, entender a função ética da família nesses últimos dias, é de capital importância; pois somos o sal da terra e a luz do mundo.

4 comentários:

  1. " Bem Aventurado o Servo que anda Segundo a Vontade de Deus".
    " E Tudo quanto Fizer Prosperará.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia sou mais edificada...Quem sabe as pessoas comecem a ver a família com um olhar diferente e perceber que o inimigo só quer destruir...Mas graças a Deus por blogs como este, que nos abençoam cada dia mais..A paz

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua participação. Que Deus continue a lhe abençoar. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A nossa família é presente de Deus! obrigado Senhor pela minha família! fica na paz.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!