quarta-feira, 27 de junho de 2012

O ABORTO SOB UMA PERSPECTIVA BÍBLICA


"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe"

Salmos 139:13




VÍDEO SOBRE O TEMA A SER ESTUDADO
NÃO DEIXEM DE ASSISTIR POIS É MUITO IMPORTANTE E EDIFICANTE!






O


aborto é um tema polêmico, não apenas entre o povo cristão, mas também entre toda a sociedade, em todas as Nações.

    
     Em toda a Bíblia, não há um mandamento específico sobre a proibição do aborto, como por exemplo, "Não Abortarás"... Isto se deve ao fato, de que era tão absurdo o fato de uma mulher israelita pensar em tal coisa, que não foi necessário uma lei específica para isso. As crianças eram consideradas presentes e herança de Deus (Salmos 127:3). No entanto, encontramos embasamento bíblico para a negativa de tal ato, em várias passagens que demonstram o fato como observaremos mais adiante.

      A princípio, como já é de costume nos nossos estudos bíblicos, colocarei abaixo o significa literal da palavra "aborto".

Aborto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. 

Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica doembrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
Historicamente, o aborto induzido vem sendo realizado através de diferentes métodos e seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos ainda são objeto de intenso debate em diversas partes do mundo.


      Pelas primeiras palavras lidas, na real definição do que vem a ser um aborto, já verificamos conforme grifado acima, o grau de complexidade e seriedade do assunto. Algumas palavras me chamaram muita atenção na descrição de sua defnição, que formam ao final de suas junções, uma terrível lógica:


REMOÇÃO/EXPULSÃO   ⇨  EMBRIÃO/FETO   ⇨   MORTE



      Não precisamos de muitos argumentos bíblicos, para demonstrar o que a própria definição em si, vem nos dizer. Afinal de contas, a morte causada por um ato de violência (Remoção/Expulsão) claramente demonstra assassinato.
     
      No entanto, como somos cristãos e seguimos fielmente a Palavra de Deus, colocarei abaixo versículos que nos trarão alguma luz em meio a toda esta escuridão.


"Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia"    Gênesis 1:28,31


     A primeira ordenança bíblica que podemos identificar, quanto a importância da geração, seria quando Deus ordena a Adão e Eva que fossem férteis e se multiplicassem. A reprodução já era o propósito primário de Deus, e em nenhum versículo neste contexto, verificamos Sua permissão para qualquer tipo de ação contrária à vida.

     É interessante ainda observarmos nos versículos iniciais de Gênesis, que Deus permite ao homem matar somente os animais e vegetais, a princípio para seu próprio sustento e posteriormente para suas vestimentas e sacrifícios, após a queda. Se por acaso fôssemos acolher o fato de matar um feto, necessáriamente este deveria ser considerado uma planta ou um animal, o que certamente o mesmo não se enquadra em nenhum dos dois aspectos.


"O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata." 1 Samuel 2:6

     Somente o Senhor Deus tem o direito de dar e tirar a vida. Foi Ele quem a criou e é dEle o poder para tal decisão, como bem explicita o versículo 6 do segundo capítulo de Samuel. Sendo assim, jamais o homem tem o direito de tirar a vida de outro pelos motivos que acima mencionamos. Cabe aqui uma observação, no que tange as excessões a esta regra. Deus em algumas passagens bíblicas permite ao homem retirar a vida de outro em situações específicas: assassinato (Ex 21:12), sequestro (Ex 21:16), deitar-se com animais (Ex 22:19), adultério (Lv 20:10), homosseualismo (Lv 20:13), ser um falso profeta (Dt 13:5), prostituição e estupro (Dt 22:4). Em outro estudo, abordaremos o tema PENA DE MORTE e assim poderemos discorrer mais sobre estes versículos.

     No início deste estudo, coloquei como versículo chave, algo que traz-nos toda uma explicação bíblica sobre as infindáveis discussões acerca do tema, principalmente no fato daqueles que defendem o aborto, afirmarem que o feto não é considerado um ser humano e por isso, ainda isento de vida humana. Assim, observemos o que nosso Deus nos diz:






Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe
Salmos 139:13



     No meu simplório entendimento da Palavra de Deus, vejo este versículo como ponto crucial do tema abordado. Vejam que Deus é claro em dizer que desde o ventre somos formados. É preciso e notório quanto a esta afirmação e faz com que seu pronunciamento não deixe qualquer sombra de dúvidas quanto a existência ou não de vida humana no ventre; de vida humana na gestação, esteja ela na fase que for.

     Para que não tenhamos qualquer resquício de dúvida, pois muitos ainda refutam este versículo, pelo fato dele não especificar em que fase da gestação Deus estaria se referindo, pois apenas trata do tema superficialmente, vou mais além, ou melhor dizendo, vou mais atrás no tempo e termino aqui com todas as possíveis dúvidas que pudessem vir a existir com o seguinte versículo:







“Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.
Jeremias 1:5









O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome;... O Senhor me formou desde o ventre para seu servo.
Isaías 49:1,5







"Os Teus olhos viram a minha substância ainda informe (embrião em outras traduçoes), e no Teu livro foram escritos todos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles".
Salmos 139:16


     Aqui refuta-se qualquer dúvida em relação a legitimidade de vida do feto, pois o próprio Deus nos mostra que mesmo antes de ser formado no ventre, ele (feto) já tinha sido escolhido e separado. Que Deus nos viu ainda na forma de SUBSTÂNCIA AINDA INFORME (EMBRIÃO)...

    Vejam aqui, que o termo feto já é superado pelo termo embrião. Algo que é formado tão logo haja a concepção e posterior formação do óvulo. Algo precípuo e inicial.


     Mas como na nossa busca pela verdade, nunca estamos satisfeitos, pesquisando mais na Palavra de Deus encontrei algo maravilhoso acerca deste assunto. Vejam:







"... e será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe."
Lucas 1:15




      Observem aqui que nosso Deus especifica mais ainda o assunto, não apenas informando a natureza viva do embrião ou feto, mas sim já demonstrando a natureza divina, ou seja, a presença do Espírito Santo.

     Com todas estas declarações de nosso Senhor sobre o tema estudado, creio termos avançado satisfatoriamente no assunto, deixando claro e verdadeiro a existência de vida desde a concepção.

     No entanto, para concluirmos com mais veracidade e precisão este estudo, e apararmos as arestas que possam vir a aparecer, colocarei ainda algumas situações extremas que a sociedade admite o aborto.



1. Aborto Terapêutico: ocorre quando a vida da gestante está em risco, neste caso o médico realiza o aborto com o intuito de salvar a vida da mãe.


2. Aborto sentimental: é o aborto nos casos de estupro. Genival Veloso de França, explica que essa espécie de aborto surgiu quando alguns países da Europa, na Primeira Guerra Mundial tiveram suas mulheres violentadas por invasores, diante da indignação patriota, criou-se a figura do aborto sentimental, para que essas mulheres não fossem obrigadas a carregar no ventre os filhos de seus agressores.


3. Aborto Eugênico: seria o aborto realizado nos casos de fetos defeituosos, ou até mesmo com possibilidade de se tornarem defeituosos no futuro.


4. Aborto Social: é o aborto feito por falta de recursos financeiros, em outras palavras, ocorre quando a mãe não possui condições econômicas para sustentar o filho.


5. Aborto por motivo de honra: é o aborto provocado para esconder motivos que manchem a imagem da mulher perante a sociedade, é utilizado para esconder a desonra.


     Vale aqui fazer uma observação. Apenas os dois primeiros, ou seja, o aborto terapêutico e o aborto sentimental são atualmente aceitos pelo Ordenamento Jurídico Brasileiro (Art 128, Incisos I e II do Código Penal).


     Vários pesquisadores bíblicos e teólogos defendem apenas uma única permissão para o aborto... àquele que mencionamos no ítem 1 acima, ou seja, o aborto terapêutico que é no caso onde apenas um poderá sobreviver, a mãe ou a criança. Nesse caso não se aplicaria o assassinato condenado por Deus, tendo em vista que não é algo premeditado ou realizado com intenções malignas, e sim apenas, para salvar um vida em detrimento de outra.

     Neste caso, pessoalmente tendo a concordar com estes autores. Creio que Deus não se satisfaria com o "suicídio" da mãe em prol da criança. Seria algo contrário à Palavra de Deus e condenável perante o Senhor.

     Termino por aqui apenas deixando uma última mensagem que na verdade vem responder, biblicamente uma pergunta feita por muitas mulheres que já realizaram abortos ilicitamente... Não somente as mulheres, mas enquadro aqui os médicos que concordaram em fazer e também aos homens que encorajaram o ato.


 O PERDÃO É POSSÍVEL ?


     O pecado do aborto não é menos perdoado que qualquer outro tipo de pecado... É claro que não podemos voltar no tempo e desfazer os erros do passado. Mas não devemos fazer com que o remorso que sentimos pelos pecados do passado, destrua o nosso futuro.






"Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
  
Salmos 32:1-5



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!