quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IGREJA PRIMITIVA X IGREJA MODERNA (PARTE 1)

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

Mateus 7:15


A grande maioria dos Templos Religiosos, popularmente conhecidos como Igrejas, em uma visão atual e contemporânea, demonstram uma verdadeira falta de base espiritual e princípios bíblicos para cumprirem sua função básica de evangelização.

Observa-se que com o passar dos anos, o homem tendeu a modificar o sentido real da Igreja, para seus próprios fins, sendo assim importante, que seja realizada uma busca no seu passado, nos primórdios de sua fundação, com o intuito de trazer à tona a verdadeira Natureza Espiritual da Igreja.

A teologia é base científica para muitos estudiosos da Palavra de Deus. Quando a Natureza Espiritual da Igreja é colocada em praxe, propicia um meio para que estes estudiosos se qualifiquem de uma forma mais Espiritual, não tendendo apenas para uma mera simplicidade intelectual.

Um estudo pormenorizado e focado no tema em lide fará com que o homem tenda a se tornar mais introspectivo, no sentido real da palavra, e acima de tudo mais temente a Deus, quando se deparar com verdades absolutas e primordiais que estão contidas na Palavra de Deus, onde muitas das vezes passam despercebidas.

Em minha busca incessante de conhecimento, mas acima de tudo, com uma observância dos princípios espirituais existentes, observei que a Igreja como é vista nos tempos atuais, muito se difere da Igreja proposta pelo Senhor Jesus Cristo a qual foi passada aos seus discípulos e apóstolos.

A Igreja Monumento que jaz pelo mundo afora, tornou-se um modelo distorcido do verdadeiro propósito de que Jesus dera a sua Igreja.

Sendo assim, considerei prudente e imperioso que se discutisse esse assunto mais profundamente, fazendo que os futuros leitores possam interiorizar esses princípios que serão discutidos posteriormente.

O cerne central deste estudo é averiguarmos como a Igreja, que Jesus Cristo nos deixou como herança, está sendo tratada nos dias de hoje. Sabermos ainda, porque o homem tende a uma postura egoísta, egocêntrica e principalmente, deixando o teocentrismo de lado e colocando em primeiro plano, o antropocentrismo. Ainda, deixarmos claro o verdadeiro sentido de IGREJA, e a verdadeira definição que Jesus Cristo deu a esta pequena palavra.

O objetivo central é trazer a tona o que já não mais vemos ou sentimos nos dias atuais, que é a verdadeira Vontade Divina.

Minha preocupação nos leva ainda a um panorama mais pormenorizado, onde o ser humano é o coadjuvante de toda esta história.

Sabermos por que o homem, apesar de muitas vezes conhecer a Palavra do Senhor Jesus, tem uma vida tão sofrida, sem vitórias, derrotada, com uma família em frangalhos, fora do evangelho, destruída por Satanás. Sabermos quais conseqüências ou ramificações que o emprego incorreto do que é verdadeiramente IGREJA pode acarretar na vida humana.

Jesus é Pedra Fundamental da Igreja. Não adianta de nada, o homem tentar por sua vontade própria, fazer da Igreja algo que lhe convém, pois não estará no propósito de seu Senhor, Jesus Cristo.

Enquanto o homem se colocar no centro do universo, inserindo-se nitidamente contra os propósitos de Deus, de nada servirá os anos dedicados, supostamente e enganosamente, ao que ele denomina de servir a Deus.

Quando o homem perceber que a IGREJA que Jesus Cristo nos deixou não se baseia apenas em um edifício feito por mãos humanas, mas sim, um TEMPLO que está dentro de cada um de nós, neste momento o verdadeiro sentido de nossa existência surgirá como um ponto de luz, em meio às trevas.

A aplicabilidade incorreta do real significado de IGREJA trouxe ao homem, nada mais nada menos que tristeza e sofrimento. Não quero dizer com isso, que o homem não sofrerá jamais, pois iríamos de encontro a Palavra de Deus, pois a mesma afirma em salmos 34:19a, que muitas são as aflições dos justos.

No entanto, se o homem procurar interiorizar melhor o real sentido de tudo que Jesus deixou como legado, a sua vida poderá ser muito melhor, pois no mesmo salmo acima citado, em sua parte b, o salmista completa dizendo que o Senhor livraria o homem, de todas as suas aflições.

Em João 16:33 em sua parte b, Jesus é claro quando diz que no mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo, pois Ele venceu a cruz. Maior e melhor, comprovação de amor divino não se acha no mundo.

Enfim, o homem precisa aprender a aprender. O homem necessita ter Jesus Cristo em seu TEMPLO INTERIOR. Somente assim, sua vida poderá ser mais bem vivida, enquanto nesta terra ainda viver.


(SÍNTESE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR EM TEOLOGIA)

Pr. José Augusto Pereira Rabello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!