quinta-feira, 31 de maio de 2012

AS QUALIFICAÇÕES DE UM PASTOR DE OVELHAS


(Texto retirado do Módulo de Ética Pastoral do Curso de Teologia Alfa e Ômega)

1.      IRREPREENSÍVEL 

Um homem cuja maneira de viver, reputação e atitudes, não podem sofrer qualquer reprovação.As fontes para informar se um obreiro é irrepreensível são sua família, a igreja, seus vizinhos, comerciantes locais, etc.

2.      TEMPERANÇA

Descreve-se aquele que é temperante ou vigilante como uma pessoa que é moderada nos seus apetites quanto à bebida, comida e sexo. O cristão amadurecido é temperante, e tem um correto conhecimento da transitoriedade da vida e seus prazeres.

3.      SÓBRIO

Sóbrio pode ser substituído por sensato, cordato, prudente, etc. É uma pessoa auto controlada, moderada ou prudente em todos os aspectos de sua vida. Não se exalta, antes é humilde; não se precipita, antes é prudente, aguardando a bem aventurada manifestação do Senhor Jesus Cristo.

4.      ORDEIRO

Pode ser traduzido como honesto e modesto, onde o servo de Deus deve primeiro tratar de seus conflitos interiores, suas frustrações e ressentimentos, eliminando-os. Caso contrário, sua aparência exterior não passará de uma máscara.
Ordenando a sua vida interior o homem de Deus passa a ter um comportamento exemplar nos negócios (I Ts 4:10-12), na sociedade (I Co 10:31-33) e na igreja (Fp 1:27).

5.      NÃO ARROGANTE

O arrogante é obstinado em sua própria opinião, teimoso. Recusa-se a obedecer a outras pessoas. Mesmo havendo evid6encias de que está errado, mantém obstinadamente sua própria opinião e não aceita ponderações e conselhos de outras pessoas. O arrogante procura sempre seus próprios interesses e direitos e não leva em consideração os direitos, sentimentos e interesses de outras pessoas.
Nunca deveria ser dado um ministério a uma pessoa que se mostre assim. O ministério não pode ser arrogante; ele tem de saber ouvir; de reconhecer, quando estiver errado; de saber obedecer para saber liderar.


6.      NÃO IRASCÍVEL

O servo de Deus não é propenso à ira, porque aquele que se ira demonstra desequilíbrio, insegurança.
A Bíblia não considera toda a ira como pecado. Poderá haver momentos em que será preferível irar-se. A ira se constitui em pecado quando se prolonga e gera ressentimentos e desejos de vingança. Neste caso, é uma porta aberta para o diabo operar.
Ao servo de Deus, portanto, não fica bem a ira, uma vez que lhe tira a condição de liderar, de aconselhar, e ainda mais se a ira se transforma em ressentimento de vingança.

7.      NÃO VIOLENTO

Normalmente a ira gera violência. A violência, portanto, é na realidade, a ira fora do controle, não meramente no aspecto verbal, mas também fisicamente.
Não importa nossa origem, de onde saímos. O importante é que o servo de Deus deve Ter a graça de Deus, para manter-se tanque diante de situações de provocações, de dificuldades e angústias (Cl 3:12-15).
Esta qualidade é válida para todos os aspectos da vida cristã, isto é, na igreja, no trabalho secular e no lar. Muitos são calmos na igreja, porém são valentes em casa, espancando os filhos e esposa.

8.      INIMIGO DE CONTENDAS

Uma pessoa contenciosa se opõe aos outros, compete, debate, busca sempre que as suas idéias prevaleçam. Não aceita as idéias de outras e até mesmo fica ressentido quando outras pessoas têm idéia melhor do que a sua.
O contendor é uma pessoa perigosa porque desagrega o grupo e é rancoroso e invejoso: busca só os seus interesses, quer ser sempre o primeiro, o líder.
É necessário que o servo de Deus não viva a contender, e sim, deve ser brando para com todos... (II Tm 2:24; Rm 12:16,18).

9.      CORDATO

Uma pessoa cordata é o oposto do irascível, do contendedor e do violento, Busca sempre a paz e a unidade do grupo de que participa. É gentil e trata a todos com igualdade.
O servo do Senhor participa normalmente de um grupo de obreiros, de líderes, de cooperadores, portanto deve ser cordato, para conquistar o respeito dos seus pares, e a coesão do grupo no qual está integrado.


10.  JUSTO

O ministro enfrenta quase que diariamente situações ou questões que o obrigarão a Ter de julgar ou tomar uma decisão.  Paulo recomenda que o servo de Deus seja justo e não parcial. Não julgue pela aparência. Só aqueles que têm a sabedoria de Deus sabem discernir o certo do errado, o justo do injusto.

11.  PIEDOSO

O ministro deve ser justo em relação ao seu semelhante, e piedoso (santo) em relação ao seu Senhor.
A vida de oração e consagração levará o homem de Deus a desenvolver seu padrão de vida santa e de integridade. Não será fácil, pois o inimigo fará constante oposição (II Tm 3:12). Mas vale a pensa, pois os homens piedosos são poderosos em palavras e atitudes.


12.  VOLUNTARIADO

O verdadeiro obreiro demonstra sempre ser um soldado voluntariado, que trabalha porque ama seu Senhor.
As árduas tarefas ministeriais: o sofrer injustiça, a falta de reconhecimento dos crentes, longos períodos sem qualquer descanso, podem levar o pastor a um espírito amargurado e a demonstrar estar trabalhando por obrigação. Então é tempo de parar e renovar as forças físicas e mentais.

13.  NÃO AVARENTO

O Evangelho sofre grande desgaste dos mercenários, homens que fazem do ministério fonte de enriquecimento, verdadeiro comércio.
A avareza pode levar o servo de Deus a destruir seu ministério, pois se transforma em um sentimento maligno, capaz de apagar os mais nobres anseios do espírito (Pv 15:27; Ec 5:10; Jr 17:11; I Tm 6:10; Tg 5:3). Podemos citar como exemplo magno Judas Iscariotes que traiu o Mestre por causa de 30 moedas de prata.
O pastor portanto, deve Ter cuidado para não se deixar dominar pelo sentimento de avareza. Em busca de bom salário, pode sair do plano de Deus e seu ministério naufragar (Nm 16:15; I Sm 12:4; At 20:33).

14.  NÃO DOMINADOR

O pastor não é um ditador, nem dono da igreja. O pastor é um servo, e como tal deve liderar o rebanho de Deus.
A igreja perde substância e força na sua missão quando é governada despótica e politicamente. A igreja deve ser dirigida na orientação do Espírito por homens submissos e tementes a Deus.

15.  MODELO DE REBANHO

O pastor é o exemplo ou modelo do rebanho em tudo. Como filho, como esposo, como pai, como aquele que compra ou que vende, etc. Na sua maneira de falar, de decidir, de se vestir, em tudo, os crentes o observarão. Feliz aquele que pode falar como Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Co 11:1).
O pastor não tem como escapar, ele é o modelo ou exemplo de seus liderados, obreiros ou membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!