segunda-feira, 28 de maio de 2012

INTRODUÇÃO BÍBLICA


 (Texto retirado do Módulo de Origem Bíblica do Curso de Teologia Alfa e Ômega)

A Bíblia foi escrita durante um longo período de tempo (1.600 anos a.C. a 100 d.C.) por aproximadamente 40 homens. Homens estudados e simples a escreveram (reis, profetas, pescadores, doutores, teólogos, etc.). Estes escritores escreveram em épocas, línguas e com costumes diferentes, sem consultarem um ao outro. E apesar de todas estas diferenças, existe uma unidade, uma uniformidade na Bíblia. Esta uniformidade se deve ao fato de que houve uma mente superior por trás de tudo isso, e Deus é a única resposta para esta unidade (II Pedro 1:20, 21).
A Bíblia compõe-se de duas partes principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O AT foi escrito pela comunidade judaica, e por ela preservado um milênio ou mais, antes da era de Jesus. O NT foi composto pelos discípulos de Cristo ao longo do século I d.C.

A palavra “Testamento”, que seria mais bem traduzida por “Aliança”, é tradução de palavras hebraicas e gregas que significam “Pacto” ou “Acordo” celebrado entre duas partes. Portanto, no caso da Bíblia, temos o contrato antigo, celebrado entre Deus e seu povo, os judeus, e o pacto novo, celebrado entre Deus e os cristãos.

Todos os livros que compõem a Bíblia contribuem para a revelação perfeita de Deus. De Gênesis a Apocalipse tudo é perfeito, a Bíblia não tem contradições. Deus revelou a origem do homem no primeiro livro, e revelou como será seu destino final no último livro, Apocalipse.

O fato histórico que separa o AT do NT é o nascimento de Jesus Cristo.

Um comentário:

  1. " A cada dia que passa temos mais certeza que Jesus nosso salvador está retornando para nos buscar". Aleluia!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!