sábado, 21 de julho de 2012

A MISSÃO DE UM PASTOR DE OVELHAS

Em outra mensagem, pudemos observar superficialmente, as características que um Pastor deve ter em sua vida, como características permanentes e atuantes, para que possa desempenhar com perfeição seu Ministério.

     A responsabilidade de um homem de Deus, de um homem ou mulher que se entrega totalmente à votade do Pai e aceita esse maravilhoso ministério, que é o pastoreio de Seu rebanho, deve ter como meta de vida, o aperfeiçoamento espiritual e principalmente, a obediência aos designios de Deus.

     Novamente, irei discorrer sobre estas importantes características de um Escolhido de Deus, sendo que desta vez, fazendo um paralelo com a Bíblia Sagrada, demonstrando que podemos encontrar todas estas ordenanças na Palavra.



     "Disse então o Senhor a Satanás: “Repa­rou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal"

Jó 1:8

      

    No Livro de Jó, encontramos nossa primeira qualidade. Um homem irrepreensível é aquele que não comete erros, ou seja, que não é repreendido por outra pessoas. Que não sofre repreensões. Que tem reputação e atitudes incontestáveis.



"mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei"

Gálatas 5:23


     Em Gálatas podemos observar uma virtude muito apreciada por Deus, para um homem de Deus. O domínio próprio, ou em outras traduções, a temperança. Uma pessoa com esta característica, deve ser equilibrada em todos os sentidos. Moderada em todos os seus atos e principalmente, comedido no que tange os prazeres do mundo, como a bebida, comida, etc.



 "Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios"

1 Tessalonicenses 5:6



      Paulo vem nos mostrar, biblicamente, mais um adjetivo de um Pastor. Ser sóbrio, neste contexto, significa ser sensato e prudente. É uma pessoa discreta e moderada. Um Pastor deve ser cauteloso em todas as suas atitudes. Pensar antes de falar e agir.



"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a Glória de Deus. Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus" 

1 Coríntios 10:31,32 



     O servo de Deus deve ter uma conduta ilibada. Não pode ser vergonha para a Palavra de Deus. Deve eliminar de sua vida os conflitos interiores e frustrações.Caso contrário, apenas terá uma máscara, usando de falsidade para com os membros e para com Deus.


"A vida de pecado dos ímpios se vê no olhar orgulhoso e no coração arrogante"

 Provérbios 21:4 


     O Pastor arrogante é aquele que não aceita a opinião e conselho de suas ovelhas. Ele sempre está certo, apensar de provas dizerem o contrário. O Pastor deve considerar os anseios de seus membros e colocar sempre sua vontade de acordo com a vontade de Deus e de seus membros, com a devida decência e ordem.


"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se"

Tiago 1:19


     Um Pastor não pode mostra-se ao seu rebanho, como um homem desequilibrado e inseguro. A ira tira do Pastor a condição de liderar e aconselhar. Deve sim, o Pastor, ser paciente e equilibrado, a ponto de suportar as críticas e fazer delas motivo para seu crescimento espiritual.


"Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos"

Colossenses 3:15 


     Um Pastor que não vive em paz e traz para sua vida, uma característica de violência, não somente em ação, mas também em suas palavras, faz com que seu ministério se afunde em meio a um lamaçal de discórdia. Importante ainda frisar, que o Pastor deve ser um home de paz não somente quandoestá na Igreja, mas principalmente agir da mesma forma, em seu lar ou qualquer outro local da vida cotidiana.


"Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente" 

2 Timóteo 2:24 


      Um Pastor deve ser inimigo das contendas. Quando um Pastor não aceita a ideia de suas ovelhas, torna-se uma pessoa contenciosa, fazendo com que os atritos passem a fazer parte da Igreja. Um ministério contencioso desagrega e faz com que ocorra um esvaziamento dos bancos da Igreja.


"O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável"

Provérbios 14:16


      Um homem de Deus cauteloso, cordato, prudente, é aquele que é oposto ao contendor, ao irascível e ao violento. Procura agor de maneira sensata buscando a paz e a unidade de suas ovelhas. É um homem ou mulher sensível e trata todos com igualdade.


 "Então o Senhor disse a Noé: Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração"

Gênensis 7:1


     A justiça é caraterística fundamental para um Pastor, pois em todo o momento, durante seu ministério,deverá julgar situações e tomar decisões. Somente os verdadeiramente justos, saberão discernir o certo do errado, o joio do trigo.


 "Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele"

Lucas 2:25


     Um homem piedoso é aquele que age com amor para com seus semelhantes. A piedade tem muito a ver com a santidade. Uma vida de oração e santidade faz do Pastor um homem piedoso e assim, tendo um padrão de vida santa e íntegra.


 Meu coração está com os comandantes de Israel, com os voluntários dentre o povo. Louvem o Senhor

Juízes 5:9 


    Ser voluntário é estar disposto a ajudar na obra de Deus. Ser voluntário é fazer da sua vida uma consequencia da vontade do Pai. Um verdadeiro obreiro deve ser um voluntário nos serviços da Igreja e estar sempre preparado para trabalhar na seara do Senhor.


"nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus" 

1 Coríntios 6:10


    Avarento tem muitos significados para aqueles que usam desta má qualidade, um modelo de vida. A avareza pode destruir um homem e por conseguinte, todo um ministério, pois pode se tornar em umsentimento maligno. A ganância pelo dinheiro e a retenção do dízimo são duas formas de deixar este defeito entrar na vida de um homem.


"Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho"

1 Pedro 5:3


    Um pastor não é um ditador e sim um facilitador. A Igreja não pode ser governada despótica e politicamente. Quando um homem de Deus usa destes artifícios para governar seu rebanho, tende ao fracasso imediato.


"Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo"

1 Coríntios 11:1



 
    Um Pastor deve ser exemplo de seu rebanho. Exemplo como Pastor, como homem de Deus, com servo, como esposo, como pai, como trabalhador, enfim, exemplo em todas as esferas da sociedade. O Pastor é o exemplo de seus liderados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem e fique com Jesus!